Uma pesquisa divulgada ontem mostra que os brasileiros estão recuperando a lucidez. Um levantamento feito pelo Ibope entre os dias 16 e 20 de fevereiro - ou seja, antes do vandalismo irresponsável no Rio Grande do Sul dia 09/03 e antes do tal "2006 vermelho" mostrou que 32% dos brasileiros concordam com os métodos do MST. Essa ainda é uma fatia considerável da população brasileira, significam quase 60 milhões de pessoas, mas ainda assim não deixa de ser uma minoria.
Ainda de acordo com a pesquisa, 76% das pessoas consideram o MST nocivo à democracia e que apenas 27% dos assentamentos permanecem com as pessoas que foram beneficiadas. A maioria acredita que elas são vendidas ou abandonadas. Para 53% o governo deve recorrer à força para efetivar a desocupação de propriedades.
A desinformação ainda é muita, mas não deixa de ser um alento: finalmente a opinião pública está percebendo que a tal "reforma agrária" é só mais um engodo a ser colocado ao lado do Fome Zero e da Campanha do Desarmamento.
Só espero que essa impressão continue pelo menos até outubro, porque há outros, bem próximos do MST, que também são um risco para a democracia. E não só a brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário