Gilles Gomes de Araújo Ferreira

domingo, 26 de março de 2006

Meu consolo | Saparmurat Niyazov

Em 280 dias Lula deixará o poder. Chegará ao fim a experiência de um certo stalinismo democrático (?), onde o culto à imagem do operário-messias alcançou níveis dignos de um Kim il-Sung e um partido se confundiu com o Estado. Chegará ao fim a era do populismo peronista, das bravatas à altura de Mussolini e de um deslumbramento novo-riquista próprio do Sheik de Agadir.

Ainda que a espera valha a pena, Luís Inácio "Sou Um Homem Sem Pecados" da Silva ainda tem 280 dias para fazer o que quizer. Se mantiver o ritmo que teve até agora - o que eu duvido, em se tratando de ano eleitoral - serão publicadas 560 Medidas Provisórias até o fim do ano. Sem contar as mentiras, o jogo sujo, a roubalheira, os cala-boca e os atentados à inteligência que teremos que ouvir nos próximos meses. Como bem lembrou Ricardo Noblat, se referindo à violação do sigilo do caseiro, "se estão fazendo isso a sete meses da eleição, imagine o que estarão fazendo na véspera dela".

Em momentos assim me vem à mente a vontade de fechar os olhos, hibernar por 9 meses, acordando em janeiro de 2007 de um pesadelo que durou anos. Me projeto no futuro encarnando Sergei Krikalev, o astronauta russo que deu pulos de alegria quando, voltando de uma missão espacial de dez meses, soube do fim da União Soviética.

Como coisas assim não são possíveis, meu consolo - um pouco sórdido, é verdade, é saber que existem Lulas piores que o nosso. E é sobre eles que vamos tratar nos próximos dias. Hoje O Púlpito Conservador dá início a uma série que vai trazer os piores governantes da atualidade, todo domingo, numa lista que vai de Teodoro Obiang Nguema e Robert Mugabe.

Minha intenção não é desviar o foco do Polit-burro petista nem tentar convencê-los de que Lula não é tão ruim assim, mesmo porque não acredito nisso. Lula é lamentável. E não vou deixá-los esquecer disso.



E o primeiro nome da nossa lista é Saparmurat Atayevich Niyazov, presidente do Turcomenistão;

Saparmurat - ou como prefere, Turkmenbashi, "Líder de Todos os Turcomenos" - era chefe do Partido Comunista do Turcomenistão, e com a queda do comunismo assumiu como presidente do país em 1991. Em 29 de dezembro de 1999 foi declarado "Presidente Vitalício" pelos parlamentares locais.

Se lembram que Lula queria tirar R$ 2,1 bilhões do orçamento do Ministério da Saúde para distribuir como esmolas na forma do Bolsa Família (se não, clique aqui)? Saparmurat fez pior: primeiro, demitiu 15.000 médicos e os substituiu por recrutas e, loucura das loucuras, fechou todos os hospitais do interior do país. "Quem estiver doente, que venha até Ashgabat (a capital)", pronunciou.

Lula 0 x Saparmurat 1

Se lembram quando Lula tentou enfiar-nos goela abaixo o tal Conselho Federal de Jornalismo, que pretendia "orientar, fiscalizar e disciplinar" os jornalistas(se não clique aqui)? Saparmurat também fez pior: claro que no país há censura - e das mais brutais -, mas o presidente também proibiu os âncoras de usarem maquiagem, porque, segundo consta, dessa forma ele não consegue diferenciar um homem de uma mulher.

Lula 0 x Saparmurat 2

E alguém ainda se lembra da Lei do Audiovisual, que de acordo com o ministro-cantor-bailarino Gilberto Gil serviria para "barrar o facismo da mídia" e "defender a cultura nacional", determinando até mesmo o que TVs e rádios pudessem levar ao ar (se não, já sabe)? Saparmurat de lavada: ninguém sabe tanto como proteger o "conteúdo nacional" como o governo turcomano. Veja porquê: primeiro, proibiu o balé e a ópera, uma vez que "não fazem parte da cultura turcomana"; depois, proibiu os homens de usarem cabelos longos e barba, por motivos óbvios; ainda proibiu os video-games, considerados muito violentos, mudou o alfabeto e renomeou os dias e os meses.

Lula 0 x Saparmurat 3

Saparmurat não só mudou os nomes dos meses e dos dias, mas colocou seu próprio nome no lugar de Janeiro. Também colocou seu nome em uma cidade, estradas, escolas, aeroportos, e até mesmo um meteoro. Sua fotografia aparece em todas as notas de dinheiro, prédios públicos, avenidas e em todos os relógios. Até nas bebidas! Há estátuas dele por todo o país, incluindo uma, colocada sobre o mais alto edifício da capital, banhada a ouro, que acompanha o sol, refletindo sua luz sobre a cidade. Você não gosta quando Lula se considera o melhor presidente do país? Saparmurat já se nomeou Herói Nacional cinco vezes! Seus discursos e seu livro, Ruhnama, ocupam a maior parte dos livros escolares. As crianças são obrigadas a cantar, todos os dias, a seguinte canção:

Turcomenistão, minha terra mãe, minha terra amada!
Tu estás sempre comigo em meus pensamentos e no meu coração
Pelo mínimo mal contra ti, que minha mão seja cortada
Pela mínima calúnia contra ti, seja minha língua cortada
E no momento da minha traição à pátria-mãe, à tua sagrada bandeira, ao grande Saparmurat, pai dos turcomanos, que meu fôlego cesse

Lula 0 x Saparmurat 4

Você se revoltou com a Cartilha do Politicamente Correto, que queria mudar o que os brasileiros diziam? Adivinha! Saparmurat mudou o nome do pão para Gurbansoltan edzhe, em homenagem à sua mãe.

Lula 0 x Saparmurat 5

E você acha um absurdo Lula se gabar por nunca ter lido um livro? É certo que Saparmurat escreveu um livro, mas ele também fechou todas as bibliotecas do interior e as da capital não têm muito mais do que aquilo que ele escreveu.

Lula 0 x Saparmurat 6

E se ainda restam dúvidas de que o Lula deles é pior do que o nosso, Saparmurat insituiu que aqueles que quiserem tirar carteira de habilitação têm que passar por um teste de moralidade.

Lula 0 x Saparmurat 7

Que Ricardo Berzoini que nada! O grande vilão dos aposentados do Turcomenistão é, claro!, Saparmurat Niyazov. A previdência social turcomana tem em torno de 300.000 segurados. Em janeiro de 2006, ops!, Turkmenbashi de 2006, o presidente diminui os rendimentos de 2/3 dos assegurados e extinguiu o pagamento para o terço restante. E ainda exigiu que eles devolvam ao Estado aquilo que receberam nos últimos dois anos!

Lula 0 x Saparmurat 8

Turkmenbashi foi escolhido para dar incício a essa série não por ser o mais cruel, ou mais sanguinário, o mais belicoso, mais por representar melhor do que ninguém o autoritarismo megalômano, que é o aspecto que eu queria comparar com Lula, também autoritário, megalômano e ególatra.

Esse é o objetivo dessa coletânea. Não dá pra comparar duas figuras tão distintas como Lula e Kim Jong-il, mas, ao explorar suas semelhanças podemos perceber o projeto de país que foi imaginada pelo Politburro petista e do qual devemos nos libertar o quanto antes.

Kyrie Eleison

Nenhum comentário: