Gilles Gomes de Araújo Ferreira

domingo, 5 de março de 2006

Alerta Vermelho!

A República Popular da China anunciou que seu orçamento militar crescerá 14,7% este ano, chegando a US$35 bilhões. A China tem o maior exército do mundo, com 2,5 milhões de soldados e desde o fim da Guerra Fria seus gastos militares chegam a dois dígitos bilionários, o que tem causado calafrios em seus vizinhos, que ainda não esqueceram o Tibet.

Ainda assim, a maioria dos cientistas políticos acredita - com razão - que os gastos militares da ditadura maoísta estão bem acima do que é divulgado, uma vez que esse número não inclui, por exemplo, compra de armas, mas apenas despesas como salários e combustível.

Nos últimos anos, Pequim têm investido maciçamente na compra de caças, submarinos e outros brinquedinhos hi-tech, com os quais sempre ameaça a democrática Taiwan.

Muita gente não sabe, mas os EUA têm por obrigação legal, aprovada no Capitólio, defender a ilha de Formosa de qualquer agressão chinesa. Na semana passada o Pentágono informou que no futuro a China terá um poderio militar capaz de confrontar as Forças Armadas americanas.

Kyrie Eleison.

Nenhum comentário: