
Seu lema oficial é "Ajuda de Deus, o amor do povo, a força da Dinamarca".
Em 1947 o Parlamento Dinamarquês alterou a lei de sucessão que proibía que mulheres ocupassem o trono, medida referendada pelos dinamarqueses em 1953. A partir de então a

Estudou Arqueologia Pré-Histórica na Universidade de Cambridge, Ciência Política na Universidade de Aarhus, na Universidade Sorbonne e na London School of Economics.
Casou-se em 1967 com um diplomata francês, Henri de Laborde de Monpezat, com quem teve dois filhos, Frederik André Henrik Christian e Joachim Holger Valdemar Christian.
Em 14 de janeiro de 1972 ascendeu ao trono como Margrethe II.
A Rainha é fluente em dinamarquês, francês, sueco, inglês e alemão. Exibe ainda dotes artísticos, sendo aclamada pela crítica na pintura, desenho e escrita, sendo responsável pela tradução de obras para a língua dinamarquesa. Seus desenhos foram usados para ilustrar a versão dinamarquesa do "Senhor dos Anéis", livro o qual ela também ajudou

Hoje, 16 de março, milhares de pessoas reuniram-se em frente ao Palácio Amalienborg para saudar os 66 anos da Rainha.
Fonte: Casa Real Dinamarquesa

Estudou em Luxemburgo e na França. Estudou Ciência Política na Universidade de Genebra e na Real Academia Militar de Sandhurst, na Inglaterra. Em 1981 casou-se com Maria Teresa Mestre y Batisata, sua colega de faculdade, apesar da oposição de sua mãe, que queria um casamento dinástico. Com ela teve cinco filhos, os Príncipes Guillaume, Félix, Louis e Sébastien e a Princesa Alexandra.
É membro do Comitê Olímpico Internacional, da Fundação Mentor (ligada à OMS) e diretor da Fundação Charles Darwin para as Ilhas Galápagos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário