Gilles Gomes de Araújo Ferreira

domingo, 11 de junho de 2006

Aniversário do Príncipe Henrik, da Dinamarca

Nascido Conde Henri Marie Jean André de Laborde de Monpezat, em 11 de junho de 1934, na França, filho do Conde André de Laborde de Monpezat e de Renée Doursenot, o Príncipe Henrik é o consorte da Rainha Margrethe II da Dinamarca.

Viveu no Vietnã até os cinco anos, em virtude dos negócios da família no sudeste asiático. Retornou a Hanói em 1950, onde terminou os estudos. Entre 1952 e 1957 estudou Direito e Ciência Política na Universidade Sorbonne, e Chinês e Vietnamita na École Nationale des Langues Orientales. Também estudou em Hong Kong (1957) e Saigon (1958).

Uniu-se ao exército francês na Algéria (ou Argélia) em 1959 e em 1962 ingressou no Ministério das Relações Exteriores da França, trabalhando como secretário da embaixada em Londres até 1967.

Em 10 de junho de 1967 casou-se com a Princesa Margrethe, herdeira do trono dinamarquês. Depois do casamento seu nome foi "traduzido" para o dinamarquês: Henrik. Tiveram dois filhos: o Príncipe Frederik e o Príncipe Joachim.

O Príncipe-consorte, além do francês, sua língua natal, é fluente em inglês, chinês e vietnamita. Sobre o dinamarquês, ainda recebe algumas críticas por causa do sotaque. Recentemente Sua Alteza também gerou comentários ao afirmar que adora comer cachorros.

Assim como a Rainha, o Príncipe é responsável por um grande número de traduções e publicações literárias, entre elas, Tous les hommes sont mortels, de Simone de Beauvoir.

Nenhum comentário: