Gilles Gomes de Araújo Ferreira

segunda-feira, 5 de junho de 2006

Aniversário de 72 anos de Albert II, Rei dos Belgas

Albert Félix Humbert Théodore Chrétien Eugène Marie, Albert II, Rei dos Belgas, nasceu no Chateau de Stuyvenberg em 6 de junho de 1934, filho do Rei Leopoldo III com sua primeira esposa, a Princesa Astrid da Suécia. Adquiriu, no dia seguinte, o primeiro título, Príncipe de Liège. Um ano depois, em 29 de agosto de 1935, perde a mãe, que morreu num acidente de carro em Küssnatch, na Suíça.

Em 10 de maio de 1940, enquanto a Bélgica era invadida pelos nazistas, o Príncipe Albert, junto com seus irmãos mais velhos, a Princesa Josephine-Charlotte e o Príncipe Baudouin, partiu para a França e em seguida para a Espanha. Retornaram à Bélgica em 2 de agosto do mesmo ano. Em junho de 1944 os Aliados se preparavam para vencer os nazistas na Europa. O Rei Leopoldo, com sua nova esposa - a Princesa Lilian - e seus filhos foram deportados para a Alemanha e de lá para a Áustria, sendo libertados pelo Exército Americano em 1945. Entretanto, a família não voltaria para a Bélgica antes de 1950.

Em 2 de julho de 1951 casou-se com Donna Paola Ruffo di Calabria, de uma família principesca italiana, e com ela teve três filhos: Príncipe Phillipe, Princesa Astrid e Príncipe Laurent.

Após a morte do Rei Baudouin ascendeu ao trono em 9 de agosto de 1993, como o sexto Rei dos Belgas

Nenhum comentário: