Gilles Gomes de Araújo Ferreira

sábado, 23 de setembro de 2006

Funeral de Maria Fiodorovna Romanov, Imperatriz da Rússia.

O corpo da Imperatriz Maria Fiodorovna Romanov, mãe do último Czar da Rússia, Nicolay II, deixou hoje a Dinamarca para iniciar uma viagem a bordo de um navio da Real Marinha Dinamarquesa em direção à Rússia. Em São Petersburgo ela finalmente descansará ao lado do marido, Alexander III.

Nascida Princesa Marie Sophie Frederikke Dagmar, filha do Rei da Dinamarca, irmã do Rei George I da Grécia e cunhada do Rei Edward VII do Reino Unido, mudou o nome quando se converteu à Igreja Ortodoxa Russa. Muito popular entre os súditos, recusou-se a abandonar a Rússia bolchevista, o que só fez em 1919 diante dos pedidos insistentes da irmã. A Czarina nunca aceitou o massacre ocorrido em 1918, que matou seu filho, sua nora e seus quatro netos.

Falecida em 1928, só agora volta ao país onde viveu por mais de cinqüenta anos. Uma cerimônia realizada hoje atraiu milhares de dinamarqueses e contou com a presença da Família Real Dinamarquesa, de representantes dos Governos Dinamarquês e Russo, de membros da Igreja Ortodoxa e descendentes dos Romanov. Seguindo um desejo expresso em seu testamento, a viagem começou ao som de uma canção de Hans Christian Andersen.

Nenhum comentário: