Gilles Gomes de Araújo Ferreira

sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Chapeuzinho Vermelho

Ainda que se chamem "contos de fadas", muitas das histórias contadas às crianças têm origens bem mais maliciosas. Essas fábulas, da maneira como conhecemos, tiveram início com os Contos da Mamãe Ganso, por Charles Perrault, publicados no fim do século XVII. Era uma compilação de narrativas históricas contadas por camponeses, e a fim de satisfazer os pudores da corte de Luís XIV, M. Perrault suprimiu passagens obscenas, orgias, incesto e canibalismo.

Por vezes, as raízes adultas dessas historietas são recuperadas pelos críticos literários. Por exemplo, há quem afirme que Chapeuzinho Vermelho trata da prostituição infantil, haja visto que o manto vermelho era marca das meretrizes da França seiscentista. Para outros especialistas, o chapeuzinho vermelho é um símbolo do ciclo menstrual e da puberdade, avançado sobre a "floresta negra" da feminilidade. O chapeuzinho também seria uma representação do hímen, ameaçado pelo lobo - o sedutor.

Os contos mudam através dos tempos. Na versão medieval de A Bela Adormecida, a princesa é abandonada junto com um punhado de filhos. No original francês de Chapeuzinho Vermelho, a história termina com o lobo devorando tanto a menina quanto a avó. O caçador só surge com os Irmãos Grimm, e hoje foi substituído por um guarda florestal - lembrem-se crianças, não se deve fazer mal aos animais.

Tendo isso em mente, é curioso especular como Chapeuzinho Vermelho seria tratado atualmente pela mídia:

Fantástico - Glória Maria
Que gracinha, gente, vocês não vão acreditar, mas essa menininha linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?...

Cidade Alerta - Datena
Onde é que a gente vai parar? Cadê as autoridades? Cadê as autoridades? A menina ia pra casa da vovozinha. A pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva. Um lobo, um lobo safado. Põe na tela. Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo não.

Veja
... fulano de tal, 23, o caçador que tirou Chapeuzinho da barriga do lobo, têm sido considerado um herói na região. "O lobo estava dormindo, acho que não foi tão perigoso assim", admite.

Istoé
Gravações revelam que lobo foi assessor de importante político.

CartaCapital
Documentos ligam lobo a Daniel Dantas.

Caros Amigos
Lobo na pele de lobo: a oligarquia mostra a cara.

Cláudia
Como chegar na casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho.

Marie Claire
Na cama com um lobo e minha avó: relato de quem passou por essa experiência.

Nova
Dez maneiras de levar um lobo à loucura...

Caras
Na banheira de hidromassagem na cabana da avozinha, em Campos de Jordão, Chapeuzinho reflete sobre os acontecimentos: "até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida, hoje sou outra pessoa", admite.

Folha de S. Paulo
Manchete: Menina teria sido devorada por lobo.
Na reportagem um box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo caçador.

O Estado de S. Paulo
Lobo que devorou menina seria filiado ao PT.

Agora
Sangue e morte na casa da vovó.

Carta Maior - Blog do Emir
Que outra reassão (sic) poderia ter o lobo diante da provocante atitude da pequena burguesa? A menina rica fez questão de esnobar sua cesta de doces, causando a ira de um sujeito marginalizado pela sociedade capitalista de consumo. O lobo é uma vítima do sistema.

Observatório da Imprensa
... até o momento, nenhum veículo da grande imprensa quis ouvir o canis lupus.

Um comentário:

P. Queiroz disse...

Gostei mto do blog, principalmente desse post.Humor sagaz e agradável...parabéns!!